top of page

MAIS PRODUTIVIDADE E MENOS ANSIEDADE




Lápis e papel na mão!!!


Hora de baixar do cérebro todos os pensamentos que ficam flutuando na sua mente, evitando que esteja 100% presente e engajado em qualquer atividade!


Esse exercício foi um presente do Raul Candeloro, há muito tempo atrás e é simples, mas muito eficaz para aumentar sua produtividade e diminuir a ansiedade.


Vamos falar um pouco sobre isso:


Todas as pessoas têm pensamentos flutuantes no cérebro de tarefas a cumprir, compromissos e pendências, que causam distração, preocupações e um alto grau de ansiedade, diminuindo a produtividade e, por consequência, o nível de energia e motivação. Quando estão com a família ficam pensando no trabalho; se estão no trabalho ficam pensando na família. Quando estão no presente, ficam ruminando o passado ou imaginando e se preocupando com o futuro.


Experimente fazer diariamente a técnica DOB - DOWNLOAD OF THE BRAIN (baixar do cérebro), um método simples e efetivo para definir suas prioridades e focar no cumprimento delas.


Mãos à obra:


Pegue uma folha de papel e divida-o em três colunas verticais.

Nomeie as colunas da seguinte forma:

Pendências a fazer/PESSOAL

Pendências a fazer/FAMÍLIA

Pendências a fazer/TRABALHO


Comece a escrever tudo o que vier à mente relacionado às atividades ou pendências nessas áreas, sejam elas urgentes ou não. Se estiver “flutuando” na sua mente, coloque na lista. Nestas listas não cabem objetivos e metas, mas as atividades funcionais, coisas normais do dia a dia que precisam ser feitas nas próximas 48 horas. Exemplo: marcar dentista, levar o carro para revisão, pagas contas, ligar para a mãe, fazer compras, enviar e-mail para a equipe, etc. sendo cada assunto em sua devida coluna.


Dedique uns 15 minutos para anotar tudo que vier à mente no momento desse exercício.

Faça uma pequena pausa e volte a escrever até que não consiga pensar em mais nada que precisa ser feito.


Próximo passo:


1- Enumere de 1 a 5 as atividades mais importantes, por ordem de prioridade, nas quais você irá focar toda a sua atenção e energia (só cinco prioridades, das três listas juntas);

2- Organize sua agenda do dia para que resolva cada uma das cinco prioridades e dedique tempo, foco e energia nelas;

3- Se conseguir terminar as 5 prioridades no dia, enumere mais cinco e dedique-se a resolvê-las.

4- Discipline-se para evitar distrações e interrupções desnecessárias, que possam atrapalhar o cumprimento dessas prioridades.

5- Concluiu uma prioridade? Comemore! Risque no papel com um “V” de vitória ou um YES!, um OK!... e volte o foco para a próxima prioridade.

6- As demais atividades que você listou, mas não conseguiu cumprir no dia, você pode agendá-las conforme achar mais adequado.


No dia seguinte, repita o processo.


Reflita:


Se você está com muitas pendências e atividades que nunca consegue concluir e se sente sobrecarregado o tempo todo, reflita se está conseguindo eleger o que é prioridade, se você está perdendo tempo com distrações, se você está assumindo tarefas dos outros, se você está fazendo tarefas que não agregam valor, se você está conseguindo colocar foco e energia no que faz.


Experimente fazer o DOB por alguns dias. Esse é um exercício para eliminar suas preocupações deixando a mente limpa e o coração tranquilo!



Prof. JB

_______________________________________________________

Prof. JB – Palestrante, Autor e Escritor, Mentor, Coach, Consultor Organizacional, Instrutor de treinamentos, Empresário e professor de Pós-graduação/MBAs nas áreas de marketing e vendas - palestrantejb.com.br – 31-99122-7438

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page