ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ARTIGOS DE MARKETING
- Afinal de contas, o que é marketing?
- Marketeiros NÃO! Marketólogos.
- Nosso produto Ótimo de cada dia.
- Para desenvolver atividade de marketing.
- Sistema simplificado de marketing.
- Comportamento do mercado consumidor.
COMPORTAMENTO DO MERCADO CONSUMIDOR
Por: Palestrante J.B Maxx
Ao estudar o comportamento do mercado consumidor precisa-se entender o conceito básico de mercado. Entendo mercado como um lugar físico ou não (em razão da internet), onde ocorre o encontro regular entre vendedores e compradores. Mercado também é um grupo de consumidores reais e/ou potenciais com alguma expectativa ou necessidade a ser satisfeita.
Os tipos de mercado são classificados de acordo com a razão (objetivos) de compra dos mercados, seja ele constituído de pessoa física ou jurídica.
O foco do nosso estudo é o mercado consumidor, embora mais adiante vamos estudar o mercado empresarial que abrange os mercados produtor e revendedor.
Identificando o comportamento do mercado consumidor:
Para conhecermos o comportamento do nosso target (público-alvo) temos que identificar os 5W + 2H, como dizem os norte americanos, que são 7 perguntas básicas, em inglês, mostradas abaixo com sua tradução em português, que ajudam a esclarecer o comportamento do mercado consumidor.
Aqui chamamos estes 5W e 2H de 7O’s:
- OBJETO: O QUE o mercado compra?
- OBJETIVO: PORQUE ou para que o mercado compra?
- ORGANIZAÇÃO: QUEM é que compra no mercado?
- OPERAÇÃO: COMO é que o mercado compra?
- OCASIÃO: QUANDO o mercado compra?
- ONDE: LOCAL em que o mercado realiza suas compras?
- ÔNUS: QUANTO o mercado compra? Esta questão se divide em duas: primeira, em relação ao quanto o mercado está disposto a pagar – ou paga - pelo produto; e outra, em quanto tempo gasta na compra e na recompra do produto?
Uma vez identificado este comportamento, ou seja, após conseguirmos respostas para todas essas questões, podemos direcionar todo o esforço de marketing para atendermos e respondermos esse comportamento, atingindo assim, os objetivos mercadológicos da nossa organização.
A sua empresa conhece o comportamento do seu público-alvo?
Abraços e até o próximo artigo.
Prof. JB
Quer discutir algum aspecto deste artigo ou fazer um comentário, contate-me através do e-mail palestrantejbmaxx@gmail.com
Prof. J.B – Palestrante, especialista em Marketing e Vendas – vender mais é fácil; retenção de clientes; atendimento ao cliente e motivação.
Mestre e Professor de graduação e pós-graduação (MBAs) nas áreas de marketing e vendas.– WWW.JBMAXX.COM.BR - Indique para seus amigos.