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COMPORTAMENTO DO MERCADO CONSUMIDOR

Por:  Palestrante J.B Maxx





Ao estudar o comportamento do mercado consumidor precisa-se entender o conceito básico de mercado. Entendo mercado como um lugar físico ou não (em razão da internet), onde ocorre o encontro regular entre vendedores e compradores.  Mercado também é um grupo de consumidores reais e/ou potenciais com alguma expectativa ou necessidade a ser satisfeita.



Os tipos de mercado são classificados  de acordo com a razão (objetivos) de compra dos mercados, seja ele  constituído de pessoa física ou jurídica.

O foco do nosso estudo é o mercado consumidor, embora mais adiante vamos estudar o mercado empresarial que abrange os mercados produtor e revendedor.



Identificando   o   comportamento   do   mercado   consumidor:



Para conhecermos o comportamento do nosso  target (público-alvo)   temos  que identificar  os  5W + 2H, como dizem os norte americanos, que são 7 perguntas básicas, em inglês, mostradas abaixo com sua tradução em português, que ajudam a esclarecer o comportamento do mercado consumidor.

 

Aqui chamamos estes 5W e 2H de 7O’s:



-  OBJETO: O QUE o mercado compra?


-  OBJETIVO:  PORQUE ou para que o mercado compra?​
 

-  ORGANIZAÇÃO:  QUEM é que compra no mercado?​
 

-  OPERAÇÃO: COMO é que o mercado compra?​
 

-  OCASIÃO:  QUANDO o mercado compra?​
 

-  ONDE: LOCAL em que o mercado realiza suas compras?​
 

-  ÔNUS: QUANTO o mercado compra?  Esta questão se divide em duas: primeira, em relação ao quanto o mercado está disposto a pagar – ou paga - pelo produto; e outra, em quanto tempo gasta na compra e na recompra do produto?





Uma vez identificado este comportamento, ou seja, após conseguirmos respostas para todas essas questões, podemos direcionar todo o esforço de marketing para atendermos e respondermos esse comportamento, atingindo assim, os objetivos mercadológicos da nossa organização.



A sua empresa conhece o comportamento do seu público-alvo?





​Abraços e até o próximo artigo.

Prof. JB

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Quer  discutir  algum aspecto deste  artigo ou fazer um comentário, contate-me através do e-mail  
palestrantejbmaxx@gmail.com



Prof. J.B  – Palestrante, especialista em Marketing e Vendas – vender mais é fácil;  retenção de clientes; atendimento ao cliente e motivação.
Mestre e Professor de graduação e pós-graduação (MBAs) nas áreas de marketing e vendas.– WWW.JBMAXX.COM.BR  -  ​Indique  para  seus  amigos.​

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