ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ARTIGOS DE MARKETING
- Afinal de contas, o que é marketing?
- Marketeiros NÃO! Marketólogos.
- Nosso produto Ótimo de cada dia.
- Para desenvolver atividade de marketing.
- Sistema simplificado de marketing.
- Comportamento do mercado consumidor.
SISTEMA SIMPLIFICADO DE MARKETING - SSMKT
Por: Palestrante J.B MAXX
O sistema simplificado de marketing é o conjunto de elementos, instituições e fluxos significativos que ligam as organizações aos seus mercados. É a representação gráfica do conceito de marketing e da base filosófica de orientação com foco no cliente ou marketing. Onde são demonstradas as variáveis controláveis da ambiência do marketing.
O marketing tem enfatizado com insistência que as empresas excelentes têm uma visão de fora para dentro de seus negócios.Estas empresas monitoram o ambiente (mercado) em mudança e constantemente adaptam seus negócios às suas melhores oportunidades.
Monitorar de perto os desejos e necessidades do mercado, procurando identificar, traduzir e satisfazê-los, transformando as expectativas do mercado-alvo em atributos do produto - um dos grandes desafios do marketing contemporâneo - é o procedimento mais correto para CONQUISTAR E MANTER o cliente, tendo-o como co-autor dos produtos que a empresa irá produzir. É isto que se propõe o sistema simplificado de marketing.
O sistema simplificado de marketing é composto por três conjuntos de elementos básicos que são:
De um extremo temos:
O lado ofertante, representado pela figura da empresa, onde encontramos o Composto Mercadológico ou MIX de MKT : Produto - tudo aquilo que satisfaz as necessidades e desejos dos consumidores, que pode ser um bem (algo tangível, palpável); um serviço (algo intangível, como uma consulta médica ou de consultoria); ou um direito (como direito autoral, de patente ou marca, etc); Preço - valor que o mercado está disposto a pagar pelo produto; Praça - distribuição e logística, que objetiva facilitar o acesso e a aquisição do produto por parte do consumidor; e Promoção - a comunicação direta e adequada ao público-alvo);
De outro extremo temos:
O lado demandante, representado pela figura do mercado e seu comportamento (Objeto - o que o mercado compra ?; Objetivo - razão de compra ou porque o mercado compra ?; Organização - quem é que compra no mercado ? ou os diversos papéis que exercemos no ato da compra; Operação - como o consumidor realiza a compra ? ou que fatores influenciam no ato da compra ? ; Ocasião - quando é que o consumidor compra ?; e Onde - local de compra do consumidor; Ônus - quanto em termos de dinheiro e tb em tempo gasto na compra e recompra do produto.);
E no centro dos extremos temos:
As tarefas centrais de MKT, desenvolvidas pelo Prof. Raimar Richers, no livro intitulado Marketing: uma visão brasileira, onde aborda sobre os 4 A’s: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação. Análise - pesquisa realizada no mercado, objetivando conhecer o comportamento do mercado; Adaptação - á a definição do produto que o mercado deseja e a adaptação da empresa para produzí-lo; Ativação - é a comunicação ou disponibilização do produto junto ao mercado-alvo; e Avaliação - que é o levantamento do resultado obtido com a aplicação do sistema.), que representam a base do funcionamento do sistema simplificado de marketing
Funcionamento do Sistema Simplificado de Marketing:
O funcionamento do sistema fundamental ocorre como o próprio nome diz, de maneira bem simples, ou seja, em quatro etapas, quais sejam:
1a. Etapa - A empresa no intuito de manter uma parceria com o mercado, tendo-o como co-autor dos seus produtos, através da realização de uma pesquisa de mercado busca informação no mercado, ou seja, busca identificar (análise) o que o mercado está querendo, carecendo, desejando, buscando, ansiando ou até mesmo sonhando.
2a. Etapa - De posse destas informações ou dos resultados da pesquisa de mercado (análise) - resultado da primeira etapa, a empresa irá transformá-los (os resultados) em produto e se adaptar (adaptação) para produzi-lo. E este produto deverá ser um PRODUTO ÓTIMO, ou seja, que satisfaça as necessidades e desejos dos clientes; tenha um preço que o mercado-alvo esteja disposto a pagar; a praça ou distribuição que irá facilitar a aquisição do produto por parte dos clientes-alvo; e uma promoção ou comunicação direta e adequada ao target (público alvo).
3a. Etapa - Uma vez produzido o Produto Ótimo, a empresa irá comunicar ao mercado a existência do mesmo e disponibilizá-lo através de uma boa logística / distribuição. Ou seja, irá promover a ativação do produto junto ao target, utilizando-se de ações mercadológicas (propaganda, publicidade, merchandising, distribuição e logística, marketing direto, promoções diversas, etc.)
4a. Etapa - Após a correta comunicação com o mercado, a empresa irá avaliar se os resultados pretendidos foram alcançados. Se houve ou não a aceitação do produto por parte do target. E uma das formas mais rápidas - apesar de simplista, de realizar esta avaliação é verificar se o volume de vendas foi satisfatório ou não.
A aplicabilidade deste SSMKT só é limitada ao número de problemas existentes em nossas organizações, ou seja, ilimitada.
As empresas podem utilizá-lo nas seguintes situações, dentre muitas outras: quando for lançar um produto; para conhecer a concorrência; para saber da aceitação do produto pelo mercado; quando houver queda nas vendas; para retirar um produto do mercado; para modificar ou atualizar um produto; para conhecer os preços praticados pelo mercado concorrente; para lançar uma campanha publicitária; para saber se os pontos de venda estão adequados; para acompanhar o comportamento do mercado; etc.
Como este sistema objetiva conhecer, acompanhar e monitorar de perto o comportamento do mercado consumidor e a concorrência em relação ao produto e/ou empresa, independentemente do resultado satisfatório ou não, a empresa irá novamente voltar a etapa inicial percorrendo por todas as demais. Esta é a quinta etapa Porque se perder de vista o comportamento do mercado, se desatualizará em relação ao mesmo, o que pode não ocorrer com a concorrência.
É isto que torna o Sistema Simplificado de Marketing um ciclo vicioso. E para torná-lo um ciclo virtuoso é preciso corrigir as falhas existentes e reaplicá-lo, até conseguir resultados positivos.
Abraços e até o próximo artigo.
Palestrante
Prof. JB
Quer discutir algum aspecto deste artigo ou fazer um comentário, contate-me através do e-mail palestrantejbmaxx@gmail.com
Prof. J.B – Palestrante, especialista em Marketing e Vendas – vender mais é fácil; retenção de clientes; atendimento ao cliente e motivação.
Mestre e Professor de graduação e pós-graduação (MBA) nas áreas de marketing e vendas. – WWW.JBMAXX.COM.BR - Indique para seus amigos.