SISTEMA SIMPLIFICADO DE MARKETING - SSMKT

Por:  Palestrante J.B MAXX


O sistema simplificado de marketing é o conjunto de elementos, instituições e fluxos significativos que ligam as organizações aos seus mercados.  É a representação gráfica do conceito de marketing e da base filosófica de orientação com foco no cliente ou marketing.  Onde são  demonstradas as  variáveis  controláveis  da  ambiência  do marketing.

O marketing tem enfatizado com insistência que as empresas excelentes têm  uma visão   de fora para dentro de seus negócios.Estas empresas monitoram o  ambiente (mercado) em mudança e constantemente adaptam seus negócios às suas melhores oportunidades.

Monitorar de perto os desejos e necessidades do mercado, procurando identificar, traduzir e satisfazê-los, transformando  as expectativas do mercado-alvo em atributos do produto - um dos grandes desafios do marketing contemporâneo -  é o procedimento mais correto para CONQUISTAR   E   MANTER   o  cliente, tendo-o como co-autor dos produtos que a empresa irá  produzir.  É isto  que se propõe o sistema simplificado de marketing.

O sistema simplificado de marketing  é composto por  três  conjuntos de elementos básicos que são: 

De um  extremo temos:   

O lado  ofertante, representado pela figura da empresa, onde encontramos  o  Composto Mercadológico ou MIX de MKT : Produto - tudo aquilo que satisfaz as necessidades e desejos dos  consumidores, que  pode ser  um bem (algo tangível, palpável); um serviço (algo intangível, como uma consulta médica ou de consultoria); ou um direito (como direito autoral, de patente ou marca, etc);  Preço - valor que o mercado está  disposto a pagar pelo produto; Praça - distribuição e logística, que objetiva  facilitar o acesso e a aquisição do produto por parte do consumidor; e Promoção - a comunicação direta e adequada ao público-alvo);

De  outro  extremo temos:

O lado  demandante, representado pela figura do mercado e seu comportamento (Objeto - o que o mercado  compra ?;  Objetivo - razão de compra ou  porque o mercado compra ?;   Organização - quem é que compra no mercado ? ou os diversos papéis que exercemos no ato da compra;  Operação -  como o consumidor  realiza  a compra ? ou que fatores influenciam no ato da compra ? ;  Ocasião - quando é que o consumidor  compra ?;  e Onde -  local de compra do consumidor; Ônus - quanto em termos de dinheiro e tb em tempo gasto na compra e recompra do produto.);

E no centro dos extremos temos:

As tarefas centrais de MKT, desenvolvidas pelo Prof. Raimar Richers, no livro intitulado Marketing: uma visão brasileira, onde aborda sobre os 4 A’s: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação. Análise - pesquisa realizada no mercado, objetivando conhecer o comportamento do mercado;  Adaptação - á a  definição do produto que o mercado deseja e a adaptação da empresa para produzí-lo;  Ativação - é a comunicação ou disponibilização do produto junto ao mercado-alvo;  e Avaliação - que é o levantamento do resultado obtido com a aplicação do sistema.), que representam a base do funcionamento do sistema simplificado de marketing

Funcionamento do Sistema Simplificado de Marketing:

O funcionamento do sistema fundamental ocorre como o próprio nome diz, de maneira bem simples, ou seja, em  quatro etapas, quais sejam:

1a. Etapa -  A  empresa no  intuito de  manter uma parceria com o mercado, tendo-o como  co-autor dos seus produtos, através da realização de  uma pesquisa de mercado  busca  informação  no mercado, ou seja,  busca identificar (análise) o que o mercado está querendo, carecendo, desejando, buscando, ansiando ou até mesmo sonhando.

2a. Etapa -  De posse destas informações ou dos resultados da pesquisa de mercado (análise) - resultado da primeira etapa, a empresa irá transformá-los (os resultados)  em produto e se  adaptar (adaptação) para  produzi-lo.  E este produto deverá ser um PRODUTO ÓTIMO, ou seja, que satisfaça as necessidades e desejos  dos clientes;  tenha um  preço que o  mercado-alvo esteja disposto a pagar;  a praça ou distribuição que irá facilitar a aquisição do produto por parte dos clientes-alvo; e  uma  promoção ou  comunicação direta e adequada  ao  target (público alvo).

3a. Etapa  -  Uma vez produzido  o  Produto Ótimo, a empresa irá comunicar ao mercado a existência do mesmo e disponibilizá-lo através de uma boa logística / distribuição. Ou seja, irá promover  a ativação do produto  junto ao target, utilizando-se de ações mercadológicas (propaganda, publicidade, merchandising, distribuição e logística, marketing  direto, promoções diversas, etc.)

4a. Etapa  -  Após a correta comunicação  com o  mercado, a empresa irá  avaliar   se os resultados pretendidos foram  alcançados. Se  houve ou não a aceitação do produto por parte do target. E  uma das  formas mais rápidas - apesar de simplista,  de  realizar esta avaliação  é verificar se o volume de  vendas foi satisfatório ou não.

A aplicabilidade deste SSMKT  só é limitada ao número de  problemas existentes em nossas  organizações, ou seja, ilimitada.



As  empresas  podem  utilizá-lo nas seguintes situações, dentre muitas outras:  quando for  lançar  um  produto; para conhecer a concorrência; para  saber da aceitação do produto pelo mercado;  quando houver queda nas vendas; para retirar  um produto do  mercado; para modificar ou atualizar  um produto; para  conhecer os preços praticados pelo mercado concorrente; para  lançar  uma  campanha  publicitária; para  saber  se  os  pontos  de venda  estão adequados; para acompanhar  o  comportamento do mercado; etc.


Como este sistema objetiva conhecer, acompanhar e monitorar de perto o comportamento do mercado consumidor e a concorrência em  relação ao produto e/ou empresa, independentemente do resultado satisfatório ou não, a empresa irá novamente  voltar  a etapa inicial percorrendo por todas as demais. Esta é a quinta etapa  Porque se perder de vista o comportamento do mercado, se desatualizará em relação ao mesmo,  o que pode não ocorrer com a concorrência.

É isto  que  torna   o  Sistema Simplificado  de  Marketing     um ciclo vicioso.  E para  torná-lo um ciclo  virtuoso  é  preciso corrigir as falhas existentes e reaplicá-lo, até conseguir  resultados  positivos.





Abraços e até o próximo artigo.

Palestrante

Prof. JB

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palestrantejbmaxx@gmail.com
 

Prof. J.B – Palestrante, especialista em Marketing e Vendas – vender mais é fácil;  retenção de clientes; atendimento ao cliente e motivação.
Mestre e Professor de graduação e pós-graduação (MBA) nas áreas de marketing e vendas.  – WWW.JBMAXX.COM.BR  -  ​Indique  para  seus  amigos.



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