top of page

AUTOR DA PRÓPRIA HISTÓRIA



Autor da própria história

(Colaboração Simone Castro)


A vida moderna trouxe avanços significativos com a promessa de simplificar o dia a dia e também um vislumbre de que teríamos tempo livre para fazer o que nos desse prazer.


Tempo livre para usar com quem amamos e fazendo o que alimenta nossa alma.


Infelizmente, o que vemos é o quanto a tecnologia também nos tornou reféns de hábitos negativos e perniciosos. Tornou a vida acelerada e cheia de distrações, perda de tempo e falta de propósito.


Se compararmos nossa rotina com a dos nossos pais ou avós veremos que, apesar de terem muito trabalho e da vida ser dura, ainda era possível a convivência em família e hábitos saudáveis como por exemplo ter tempo de se alimentar com qualidade e dormir cedo. Hoje em dia, apenas esses dois hábitos já são um desafio para muitas pessoas. A refeição é feita às pressas e dormir cedo é quase um privilégio.


Toda a tecnologia e modernidade trouxeram também um pacote de mazelas para o ser humano, um índice nunca visto de depressão e outras doenças crônicas, que são em sua maioria causadas pelo estresse.


Com o uso do celular, por exemplo, temos na palma da mão uma infinidade de recursos para gerir a vida pessoal e profissional de onde estivermos, desde que tenhamos sinal de internet. Mas essa comodidade, que é bem-vinda, nos deu um grande ralo de perda de tempo por onde escorrem a vida em família, os relacionamentos e a nossa saúde.


Uma das maiores fontes de perda de tempo que temos hoje são as redes sociais.


Você já avaliou quanto tempo perde nas redes sociais? As pessoas e canais que você segue e assiste estão acrescentando algo de positivo na sua vida? Quanto tempo leva planejando uma postagem ou refazendo uma foto até que ela fique boa para postar? Quantas vezes você olha o número de curtidas que sua postagem recebeu? Quanto tempo leva lendo e respondendo comentários nas redes sociais dos famosos, até mesmo entrando em brigas que não são suas?


Quanto tempo gasta vendo a vida “glamourosa” do outro e comparando com a sua? Esse tempo que gasta está a serviço do seu propósito de vida? Você tem hora para desligar a internet do celular no final do dia?


Se fazer essas perguntas e refletir sobre elas é o primeiro passo para sair do ciclo tóxico de perda de tempo e do adoecimento.


SIM, é possível nos tornarmos autores da nossa vida e não reféns do mundo moderno!


É possível viver com qualidade, saúde e bem-estar, mas é uma escolha pessoal e intransferível, que requer esforço e consistência.


Comece fazendo uma lista de tudo que precisa PARAR DE FAZER! Hábitos e atividades que não agregam valor aos seus objetivos e que ainda te roubam tempo e saúde.


Analise qual é o efeito direto e indireto dos conteúdos que você acessa e pense se está valendo a pena usar seu tempo com eles.


Estipule um tempo para ficar online, mas estipule também momentos off-line, em que vai estar de fato com as pessoas, de corpo e alma. Desligue-se das redes e ligue-se com o mundo real!


Elimine conteúdos e pessoas tóxicas e negativas, que te deprimem ou rebaixam, busque o contrário disso, valores que te coloquem para cima e acrescentem valor! Fuja de assuntos sensacionalistas, notícias alarmistas, fofocas e outras coisas do gênero!


Experimente adotar hábitos mais saudáveis como desligar os eletrônicos à mesa, nas rodas de amigos e família, e também mais cedo para adquirir o hábito de dormir mais cedo.


Reduza o tempo que passa com o celular na mão. Coloque na gaveta, na estante, no armário e não corra a cada sinal de notificação, a não ser em casos de extrema necessidade.


Todas essas mudanças de hábitos parecem pequenas, mas podem trazer efeitos positivos importantes na sua rotina.


A partir dessas mudanças, é possível continuar nos processos de auto avaliação e mudanças de hábitos, que levam a uma vida com realização e propósito, alegria, saúde e conquistas.


Então, que coisas você poderia parar de fazer para aumentar sua produtividade, melhorar sua saúde, melhorar seus relacionamentos e conquistar suas metas e objetivos?


Prof. JB

_______________________________________________________

Prof. JB – Palestrante, Autor e Escritor, Mentor, Coach, Consultor Organizacional, Instrutor de treinamentos, Empresário e professor de Pós-graduação/MBAs nas áreas de marketing e vendas - palestrantejb.com.br – 31-99122-7438

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page