top of page

A TÉCNICA POMODORO PARA HOMENS/MULHERES +30



A técnica Pomodoro para homens/mulheres+30.

Esta é uma das técnicas de melhoria da produtividade e concentração mais simples que conheço e também uma das mais efetivas. Criada por Francesco Cirillo, na década de 80.


Consiste em fazer o gerenciamento do seu tempo em BLOCOS DE TEMPO de dedicação focada e exclusiva a uma determinada tarefa ou atividade, intercalando-os com pequenas pausas entre eles (os blocos de tempo). Vou explicar melhor mais adiante, mas antes me responda:


- Você precisa melhorar seu foco e sua concentração para aprender algo ou ser mais produtiva?

- Precisa aprender a gerenciar melhor o seu tempo, reduzindo ou eliminando as interrupções?

- Quer melhorar sua motivação, reduzir sua ansiedade e estresse?

- Quer diminuir ou eliminar a mania de procrastinar as coisas importantes?

- Quer reforçar sua determinação para alcançar seus objetivos e viver no próximo nível de realizações pessoais e profissionais?


Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, esta técnica é para você!

Já comentei em outros artigos a importância do PDA – Planejamento Diário de Atividades, conhecido por muitos como Rotinas Diárias. Pois bem, esta técnica Pomodoro será o próximo passo quando já estiver com o seu PDA pronto.


(Se você não leu os outros artigos sobre o PDA, acesse: palestrantejb.com.br/blog)


Aplicando a Técnica Pomodoro:


1.   Selecione uma das tarefas/atividades do seu PDA

2.   Dedique-se por cerca de 25 minutos na execução da tarefa/atividade escolhida. Concentre-se em executá-la, foque. Não permita que nada a distraia. Avise a todos que poderiam interromper que estará concentrada durante a próxima meia hora.

3.   Coloque um despertador para que toque após os 25 minutos percorridos. Esta técnica chama-se Pomodoro baseada num "timer" de cozinha no formato de tomate. Hoje temos nos nossos smartphones este recurso.

4.   Terminado este tempo, faça uma pausa de pelo menos 5 minutos. Para iniciar um processo de disciplina, coloque o celular para despertar também após estes 5 minutos.

5.   Inicie outro tempo de dedicação por mais 25 minutos. Coloque novamente o celular para despertar. Então: 25 min de dedicação e concentração + 5 min de pausa.

6.   Após 2 horas de aplicação, ou seja, 4 séries de 25 + 5 min, faça uma pausa maior de até 30 min. Saia, vá atender outras atividades e familiares. Até que consiga uma disciplina mais efetiva, use o celular para marcar o tempo de cada atividade e de cada pausa também. E não procrastine.

7.   Após esta pausa mais longa, volte e inicie outro ciclo de mais 4 séries.


Como definido no seu PDA, é sempre recomendado que inicie o seu Pomodoro pelas tarefas/atividades EMERGENCIAIS, depois passe para as URGENTES e só depois para as IMPORTANTES. O objetivo aqui é eliminar de vez por todas as PENDÊNCIAS, reservando o seu dia apenas para as coisas IMPORTANTES.


O principal ponto desta técnica (e também do PDA) é ajudá-la a criar um planejamento das suas atividades diárias, facilitando a sua organização e execução do que é importante para você.


Você pode e deve revisar a quantidade de séries necessárias para concluir suas atividades/tarefas, adequando-a ao seu ritmo, tempo e necessidade.


IMPORTANTES:


- Os 25 min são sempre INDIVISÍVEIS, ou seja, são 25 min de dedicação com foco e concentração, sem interrupções, com dedicação exclusiva mesmo. Tenha consciência de que você deve permanecer concentrada na execução da tarefa escolhida.


- Se sofrer uma interrupção superior a 2 min, desconsidere a série, como se não tivesse iniciado. Inicie novamente a série relativa à mesma tarefa previamente escolhida, agendando novamente os 25 min + 5 min. A regra é: se uma série foi iniciada, ela deve durar 25 min antes de você fazer a pausa. Se terminar antes, considere reler, revisar, completar a tarefa durante o tempo restante.


- Marque com um “X” no seu PDA toda vez que completar os 25 min, assim saberá quantas séries já foram completadas para aquela atividade.


Então, vamos lá praticar e melhorar nossa produtividade e disciplina?

Prof. JB

_________________________________________________________

Prof. JB – Palestrante, Mentor, Autor e Escritor, Coach, Consultor Organizacional, Instrutor de treinamentos, Empresário e professor de Pós-graduação/MBAs nas áreas de marketing e vendas - palestrantejb.com.br  – 31-99122-7438

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page