top of page

PRAZER EM VENDER MAIS!

Por: Palestrante J.B MAXX


Costumo dizer que vender é uma arte, e como toda arte, essa também pode ser aprendida, pois não é exclusividade daqueles que nasceram com o “dom”. Claro que alguns têm mais facilidade em lidar com as vendas do que outros. Mas antes de tudo, acredito que vender é um prazer. Eu particularmente vejo o vendedor como aquela pessoa que possui arte e prazer em vender, entende de técnicas, pois estudou e se dedicou a aprendê-las e está apto a sempre querer aprender mais e mais, o que a levará a ser um verdadeiro profissional de vendas.



Gosto muito de associar o processo de vendas com o prazer de ajudar as outras pessoas. Nos diversos treinamentos que já ministrei e ainda ministro, sempre faço essa associação para que os ouvintes possam lembrar o quão felizes ficaram ao praticar a “boa ação” de ajudar um cego a atravessar uma rua, ajudar alguém a carregar uma sacola pesada ou a entrar no ônibus, ou mesmo a comprar um prato de comida para algum pedinte. Solicito aos ouvintes que relatem o que sentiram e como se sentiram. É esse prazer, essa satisfação que devemos sentir toda vez que conseguimos ajudar o cliente a conseguir aquilo que ele precisa.



A maioria dos vendedores nem sequer pensa no bem que proporcionou ao facilitar uma solução ao cliente, que o ajudou a resolver um ou vários problemas, que ao ajudá-lo a comprar o produto ou serviço lhe proporcionou mais benefícios que pode imaginar: antiestresse, economia de tempo e recursos, a satisfação de ser bem atendido, ouvido e entendido, sem falar nos benefícios diretos do produto.



Cada venda realizada deve ser percebida e sentida como mais um motivo para o vendedor ficar realmente feliz, mais motivado para a próxima ajuda ao próximo cliente. Quando o vendedor consegue perceber que quanto mais ele ajudar as pessoas a conseguirem o que querem, mais perto estará de conseguir o que deseja. É assim a vida de quem trabalha com vendas. Na verdade o vendedor é um “solution provider” como dizem os norte-americanos, ou seja, um provedor de soluções para o cliente.



Na conta do “mais”: quanto mais ajuda oferecer aos clientes, mais satisfeitos ficarão, mais irão comprar, mais irão indicar, mais clientes terá para ajudar e mais recompensado se sentirá e a conseqüência desses “mais” é que terá mais dinheiro para realizar mais sonhos seus e de quem mais desejar.  A prática de ajudar clientes e vender mais nos torna mais humanos.



Parece que é fácil, mas não é difícil não, como diz um amigo meu. Não é uma mudança da noite para o dia, o vendedor irá entender, compreender e praticar essa nova filosofia de vendas paulatinamente, iniciando com a satisfação pessoal ao ajudar um cliente a comprar, percebendo os resultados e as conseqüências, passando pela satisfação do cliente e de sua realização como pessoa. Até que tudo isto se torne um hábito, ou seja, acontece sem se perceber, naturalmente.



A conseqüência de tudo isto? Mais vendas.



E você, já está ajudando seus clientes?





Abraços e até o próximo artigo.

Prof. JB

​​

Quer  discutir  algum aspecto deste  artigo ou fazer um comentário, contate-me através do e-mail 
palestrantejbmaxx@gmail.com


Prof. J.B – Palestrante, especialista em Marketing e Vendas – vender mais é fácil;  retenção de clientes; atendimento ao cliente e motivação.
Mestre e Professor de graduação e pós-graduação (MBAs) nas áreas de marketing e vendas.– WWW.JBMAXX.COM.BR  -  ​Indique  para  seus  amigos.

bottom of page