ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ARTIGOS DE MARKETING
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PRAZER EM VENDER MAIS!
Por: Palestrante J.B MAXX
Costumo dizer que vender é uma arte, e como toda arte, essa também pode ser aprendida, pois não é exclusividade daqueles que nasceram com o “dom”. Claro que alguns têm mais facilidade em lidar com as vendas do que outros. Mas antes de tudo, acredito que vender é um prazer. Eu particularmente vejo o vendedor como aquela pessoa que possui arte e prazer em vender, entende de técnicas, pois estudou e se dedicou a aprendê-las e está apto a sempre querer aprender mais e mais, o que a levará a ser um verdadeiro profissional de vendas.
Gosto muito de associar o processo de vendas com o prazer de ajudar as outras pessoas. Nos diversos treinamentos que já ministrei e ainda ministro, sempre faço essa associação para que os ouvintes possam lembrar o quão felizes ficaram ao praticar a “boa ação” de ajudar um cego a atravessar uma rua, ajudar alguém a carregar uma sacola pesada ou a entrar no ônibus, ou mesmo a comprar um prato de comida para algum pedinte. Solicito aos ouvintes que relatem o que sentiram e como se sentiram. É esse prazer, essa satisfação que devemos sentir toda vez que conseguimos ajudar o cliente a conseguir aquilo que ele precisa.
A maioria dos vendedores nem sequer pensa no bem que proporcionou ao facilitar uma solução ao cliente, que o ajudou a resolver um ou vários problemas, que ao ajudá-lo a comprar o produto ou serviço lhe proporcionou mais benefícios que pode imaginar: antiestresse, economia de tempo e recursos, a satisfação de ser bem atendido, ouvido e entendido, sem falar nos benefícios diretos do produto.
Cada venda realizada deve ser percebida e sentida como mais um motivo para o vendedor ficar realmente feliz, mais motivado para a próxima ajuda ao próximo cliente. Quando o vendedor consegue perceber que quanto mais ele ajudar as pessoas a conseguirem o que querem, mais perto estará de conseguir o que deseja. É assim a vida de quem trabalha com vendas. Na verdade o vendedor é um “solution provider” como dizem os norte-americanos, ou seja, um provedor de soluções para o cliente.
Na conta do “mais”: quanto mais ajuda oferecer aos clientes, mais satisfeitos ficarão, mais irão comprar, mais irão indicar, mais clientes terá para ajudar e mais recompensado se sentirá e a conseqüência desses “mais” é que terá mais dinheiro para realizar mais sonhos seus e de quem mais desejar. A prática de ajudar clientes e vender mais nos torna mais humanos.
Parece que é fácil, mas não é difícil não, como diz um amigo meu. Não é uma mudança da noite para o dia, o vendedor irá entender, compreender e praticar essa nova filosofia de vendas paulatinamente, iniciando com a satisfação pessoal ao ajudar um cliente a comprar, percebendo os resultados e as conseqüências, passando pela satisfação do cliente e de sua realização como pessoa. Até que tudo isto se torne um hábito, ou seja, acontece sem se perceber, naturalmente.
A conseqüência de tudo isto? Mais vendas.
E você, já está ajudando seus clientes?
Abraços e até o próximo artigo.
Prof. JB
Quer discutir algum aspecto deste artigo ou fazer um comentário, contate-me através do e-mail palestrantejbmaxx@gmail.com
Prof. J.B – Palestrante, especialista em Marketing e Vendas – vender mais é fácil; retenção de clientes; atendimento ao cliente e motivação.
Mestre e Professor de graduação e pós-graduação (MBAs) nas áreas de marketing e vendas.– WWW.JBMAXX.COM.BR - Indique para seus amigos.