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COMPORTAMENTO DO MERCADO CONSUMIDOR



COMPORTAMENTO DO MERCADO CONSUMIDOR

Ao estudar o comportamento do mercado consumidor precisa-se entender o conceito básico de mercado. Entendo mercado como um lugar físico ou não (em razão da internet), onde ocorre o encontro regular entre vendedores e compradores. Mercado também é um grupo de consumidores reais e/ou potenciais com alguma expectativa ou necessidade a ser satisfeita.

Os tipos de mercado são classificados de acordo com a razão (objetivos) de compra dos mercados, seja ele constituído de pessoa física ou jurídica.




O foco do nosso estudo é o mercado consumidor, embora mais adiante vamos estudar o mercado empresarial que abrange os mercados produtor e revendedor.

Identificando o comportamento do mercado consumidor:

Para conhecermos o comportamento do nosso target (público-alvo) temos que identificar os 5W + 2H, como dizem os norte americanos, que são 7 perguntas básicas, em inglês, mostradas abaixo com sua tradução em português, que ajudam a esclarecer o comportamento do mercado consumidor.



Aqui chamamos estes 5W e 2H de 7O’s:

- OBJETO: O QUE o mercado compra?

- OBJETIVO: PORQUE ou para que o mercado compra?​

- ORGANIZAÇÃO: QUEM é que compra no mercado?​

- OPERAÇÃO: COMO é que o mercado compra?​

- OCASIÃO: QUANDO o mercado compra?​

- ONDE: LOCAL em que o mercado realiza suas compras?​

- ÔNUS: QUANTO o mercado compra? Esta questão se divide em duas: primeira, em relação ao quanto o mercado está disposto a pagar – ou paga - pelo produto; e outra, em quanto tempo gasta na compra e na recompra do produto.

Uma vez identificado este comportamento, ou seja, após conseguirmos respostas para todas essas questões, podemos direcionar todo o esforço de marketing para atendermos e respondermos esse comportamento, atingindo assim, os objetivos mercadológicos da nossa organização.

A sua empresa conhece o comportamento do seu público-alvo?

​Abraços e até o próximo artigo.

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