top of page

O QUE TE DÁ ALEGRIA?



O QUE TE DÁ ALEGRIA?

Assim, sem mais e sem menos recentemente um amigo me fez esta pergunta. E te confesso que fiquei meio confuso, pois nunca havia parado para pensar sobre isto. E todas as vezes que repliquei esta pergunta aos familiares e amigos, a maioria também não soube responder de pronto.


O que me proporciona alegria?


Cabe aqui fazer uma distinção: não é o que me deixa feliz ou contente, também não é o que me causa prazer, nem tão pouco o que me deixa satisfeito. Alegria é algo diferente de tudo isto.


O que me dá alegria é tudo aquilo que me faz sorrir.


Antes mesmo que você comece a buscar em sua memória o que te faz sorrir, vou ressaltar alguns aspectos sobre a alegria. Alegria é um sentimento bom que nos envolve, mas que não costumamos pensar nele.


Alegria é um sentimento que sentimos, algo que nos faz sorrir. Um sentimento momentâneo, não se mantém para sempre. Estamos, não somos, ainda que tenhamos “momentos” constantes de alegria. Serão momentos. Ser brincalhão, bem-humorado, também não tem a ver com alegria, como muitos pensam.


Guimarães Rosa dizia que “a alegria só acontece em raros momentos de distração e que não é um estado constante - é como bolas de sabão”.


Ouvi de um amigo que deveríamos aprender a ter mais momentos alegres com os animais. E um bom exemplo disso é minha cadela "Nina", ela está sempre alegre, mostrando sua alegria ao balançar o seu rabo. Apesar de ser uma “velha” cadela, ainda expressa com uma jovem alegria contagiante e está sempre sorrindo, basta que alguém diga o seu nome Nina, olhando para ela. Sorri com o balançar do rabo, do corpo e com os olhos. Mas sempre sorrindo, uma alegria contagiante mesmo!

Rir é o melhor remédio.

E isto é uma grande verdade que deveríamos aprender e praticar.


Acredito que se soubéssemos todos os grandes benefícios que a alegria nos proporciona, procuraríamos ter mais momentos alegres a cada dia. E você já sorriu hoje?


Pensando nisto, fui descobrir que a alegria além de melhorar a respiração, a risada ajuda a diminuir a pressão do corpo e a fortalecer os músculos do coração. Também auxilia o sistema imunológico, deixando a pessoa mais saudável e com o organismo protegido contra muitas doenças.


Então vejamos:


- Quando sorrimos, nosso cérebro aumenta a produção de “serotoninas e endorfinas”, que nos dão a sensação de prazer e bem-estar. São os chamados “hormônios da felicidade”.

- Sorrir também baixa os níveis de “cortisol e adrenalina” provocando aquela sensação de relaxamento. São os chamados “hormônios do estresse”. É isto mesmo, sorrir reduz o estresse. Com o relaxamento dos músculos e dos órgãos, os pulmões se abrem facilitando a oxigenação corporal.

- O tremular do corpo produzido pelo riso massageia o sistema gastrointestinal e ajuda na digestão.

- Sorrir também melhora a circulação cardíaca, protege o coração contra infartos e o cérebro contra derrames.


Quando ainda criança lembro de ter ouvido dos adultos que rir retarda o aparecimento de rugas, uma vez que movimenta (o ato de sorrir) doze músculos da face. Uma gargalhada movimenta o dobro. E o mais impressionante, sorrir faz queimar calorias e emagrece.


Diante disto, agora é começar a sorrir, intensificar a alegria no seu dia e deixar que o seu organismo faça o resto.


Pense e identifique o que lhe dá alegria. Busque ter mais desse bálsamo e viva mais alegre. Se for estar com “fulano” que é muito engraçado, estar em família, ler um livro, rever algumas anotações, rever fotos com os amigos, qualquer coisa assim, busque viver esses momentos mais intensamente e frequentemente.


E, um fator muito curioso é o lado contagiante que a alegria tem. Basta ver alguém sorrindo que você é contagiado imediatamente, mesmo que se recuse a sorrir, vai sentir-se melhor, sorrindo com o canto da boca ou mesmo com os olhos para que ninguém perceba. Sorrir é bom demais!

A técnica para sorrir.

Tem uma técnica que gosto de utilizar em minhas palestras que é ensinar as pessoas a sorrirem. A mudarem de um estado emocional indesejado para um estado de alegria. E é uma técnica simples e que sua aplicação leva menos de um minuto.


Coloque uma de suas mãos espalmada (mão aberta, mas com os dedos juntos uns aos outros) uns vinte centímetros diante do seu rosto. Imagina que é um espelho e que você está se vendo nele. E, deixe o sorriso acontecer, inicialmente o riso será forçado, mas continue sorrindo, vai sorrindo e sorrindo, olhando aquele espelho que está na sua frente. Vá sorrindo até que o riso se torne espontâneo, chegando mesmo a gargalhar. Essa técnica vai te tirar de um estado ruim e te levar para um estado emocional de alegria, contagiante. E leva apenas um minuto para você mergulhar num outro estado emocional, mais leve e mais divertido.


Você poderá se beneficiar dessa técnica em diversos momentos da sua vida, antes de uma conversa difícil com um cliente, com seu chefe, com seu filho ou marido, quando estiver chateada, se sentindo mal, com aquela pressão no peito ou mesmo num instante de angústia. Use e abuse dessa técnica, quantas vezes precisar durante o seu dia. Em um minuto você se sentirá melhor.


Como costumo dizer em minhas palestras:


NÃO ACREDITE. SIMPLESMENTE, EXPERIMENTE!


Mas, cabe aqui uma dica, cuidado com o local onde irá aplicar essa técnica, dependendo do lugar as pessoas podem achar que você está ficando louca. Não deixe de sorrir!

Depois de muito pensar, descobri que o que me dá alegria é estar com minha família, na minha casa com esposa, filho e filha ou mesmo com meus irmãos, irmãs, sobrinhos e sobrinhas com seus “agregados” e amigos, ou com meu pai. Vivo num estado de alegria muito grande, uma vez que somos todos muito divertidos, bem-humorados em nossa família. Encontrá-los é sempre um motivo de muita alegria, muitos risos e gargalhadas sempre muito gostosas.


Penso que é por isto que sempre estamos nos encontrando e inventando motivos para nos encontrarmos mais e, algumas vezes, até mesmo sem motivo aparente. Isto de fato é uma das coisas que me dá alegria. Agora, tendo consciência do quão bem esses encontros me fazem, vou procurar estar com eles ainda mais.


O desafio é descobrir o que realmente nos proporciona alegria e busca-lo mais intensamente.


E você, o que te dá alegria?

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page