Não só fazer, mas parar de fazer também traz resultados.
A vida moderna trouxe avanços significativos com a promessa de simplificar o dia a dia e também um vislumbre de que teríamos tempo livre para fazer o que nos desse prazer. Tempo livre para usar com quem amamos e fazendo o que alimenta nossa alma.
Infelizmente, o que vemos é o quanto a tecnologia também nos tornou reféns de hábitos negativos e perniciosos. Tornou a vida acelerada e cheia de distrações, perda de tempo e falta de propósito.
Se compararmos nossa rotina com a dos nossos pais ou avós veremos que, apesar de terem muito trabalho e da vida ser dura, ainda era possível a convivência em família e hábitos saudáveis como por exemplo ter tempo de se alimentar com qualidade e dormir cedo. Hoje em dia, apenas esses dois hábitos já são um desafio para muitas pessoas. A refeição é feita às pressas e dormir cedo é quase um privilégio.
Toda a tecnologia e modernidade trouxeram também um pacote de mazelas para o ser humano, um índice nunca visto de depressão e outras doenças crônicas, que são em sua maioria causadas pelo estresse.
Com o uso do celular, por exemplo, temos na palma da mão uma infinidade de recursos para gerir a vida pessoal e profissional de onde estivermos, desde que tenhamos sinal de internet. Mas essa comodidade, que é bem-vinda, nos deu um grande ralo de perda de tempo por onde escorrem a vida em família, os relacionamentos e a nossa saúde.
Uma das maiores fontes de perda de tempo que temos hoje são as redes sociais.
Você já avaliou quanto tempo perde nas redes sociais?
As pessoas e canais que você segue e assiste estão acrescentando algo de positivo na sua vida?
Quanto tempo leva planejando uma postagem ou refazendo uma foto até que ela fique boa para postar?
Quantas vezes você olha o número de curtidas que sua postagem recebeu?
Quanto tempo leva lendo e respondendo comentários nas redes sociais dos famosos, até mesmo entrando em brigas que não são suas?
Quanto tempo gasta vendo a vida “glamourosa” dos outros e comparando o "Palco" deles com seus "bastidores"?
Esse tempo que gasta está a serviço do seu propósito de vida?
Você tem hora para desligar a internet do celular no início, durante ou no final do dia?
Responder essas perguntas e refletir sobre elas é o primeiro passo para sair do ciclo tóxico de perda de tempo e do adoecimento crônico, para os quais a maioria caminha.
SIM, é possível nos tornarmos autores das nossas vidas e não reféns do mundo moderno!
É possível viver com qualidade, saúde e bem-estar, mas é uma escolha pessoal e intransferível, que requer esforço, disciplina e consistência.
Conheça mais sobre como posso lhe ajudar, clicando no link palestrantejb.com.br/mentoria
Comece fazendo uma lista de tudo que precisa PARAR DE FAZER!
São hábitos e atividades que não agregam valor aos seus objetivos e ainda roubam seu tempo e saúde.
Analise qual é o efeito direto e indireto dos conteúdos que você acessa e pense se estão valendo a pena usar seu tempo com eles.
Estipule um tempo para ficar online, mas estipule também momentos off-line, em que vai estar de fato com as pessoas, de corpo e alma. Desligue-se das redes e ligue-se com o mundo real!
Elimine conteúdos e pessoas tóxicas e negativas, que te deprimem ou rebaixam, busque o contrário disso, valores que te coloquem para cima e acrescentem valor! Fuja de assuntos sensacionalistas, notícias alarmistas, fofocas e outras coisas do gênero! Sua vida e sua saúde valem mais que isto.
Experimente adotar hábitos mais saudáveis como desligar os eletrônicos à mesa nas horas das refeições, nas rodas de amigos e familiares, e também mais cedo (pelo menos de 1 a 2 horas antes) para adquirir o hábito de dormir mais cedo.
Reduza o tempo que passa com o celular na mão. Coloque-o na gaveta, na estante, no armário e não corra a cada sinal de notificação, aliás, cancele-as, pois, poucas mensagens precisam ser notificadas, deixe apenas aquelas de extrema necessidade.
Todas essas mudanças de hábitos parecem pequenas, mas devem ser anotadas e colocadas no seu PDA - Planejamento Diário de Atividades, e também no DOB, como prioridades, pois trarão efeitos positivos importantes em sua vida.
A partir dessas mudanças, será possível continuar os processos de autoavaliação e mudanças de hábitos, que levam a uma vida com realização e propósito, alegria, saúde e conquistas.
Então, que coisas você poderia parar de fazer para aumentar sua produtividade, melhorar sua saúde, melhorar seus relacionamentos e conquistar suas metas e objetivos? Se precisar de ajuda, conte comigo! Vamos conversar! Ligue para mim.
Prof. JB
_____________________________________________________________
Prof. JB – Palestrante, Autor e Escritor, Mentor, Mentor, Coach, Consultor Organizacional, Instrutor de treinamentos, Empresário e professor de Pós-graduação/MBAs nas áreas de marketing e vendas - palestrantejb.com.br – 31-99122-7438
Comments