COMO DEFINIR AS PRIORIDADES DO SEU DIA E VIVER COM MAIS FOCO E MENOS ANSIEDADE



COMO DEFINIR AS PRIORIDADES DO SEU DIA E VIVER COM MAIS FOCO E MENOS ANSIEDADE

Lápis e papel na mão!!!


Você já deve estar cansado de ouvir que para se organizar e ser mais produtivo precisa escrever uma lista de coisas a fazer diariamente e coisa e tal! Este exercício é exatamente isto, mas de uma forma um pouco diferente e você deverá PRATICÁ-LO TODOS OS DIAS para que tenha uma definição clara e consistente das suas PRIORIDADES.


Sua aplicação correta vai melhorar seus resultados, direcionar seu foco, organizar sua vida e torná-la muito mais produtiva, além é claro, reduzirá sua ansiedade. Afirmo isto com propriedade, pois a tenho aplicado nos últimos 10 anos com meus mentorandos (pessoas com as quais trabalho em minha mentoria), com grande êxito.


Essa técnica/ferramenta eu recebi do Raul Candeloro via Facebook há muitos anos e é simples, mas muito eficaz para aumentar sua produtividade, foco e diminuir sua ansiedade.


Esta ferramenta chama-se D.O.B: DOWNLOAD OF THE BRAIN (baixar ou descarregar do cérebro), é uma limpeza mental. Significa baixar todas as FLUTUAÇÕES MENTAIS que estão circulando em sua cabeça, suas preocupações de tudo que tem para fazer e que consomem suas energias e forças.


A teoria por trás deste exercício é fácil de entender: ninguém CONSEGUE ter o foco em duas coisas ao mesmo tempo! E, como sempre tem mais de uma coisa acontecendo em sua vida ao mesmo tempo, precisa criar hábitos e processos para lidar com isso de maneira mais produtiva. Ou melhor, precisa de um MÉTODO, prático, simples e que dê grandes resultados.


Então, eis o método:


Vamos fazer um D.O.B: DOWNLOAD OF THE BRAIN?


Todos têm aqueles pensamentos que ficam flutuando em suas mentes, evitando que estejam 100% presentes e engajados em qualquer atividade, porque quando estão com a família ficam pensando no trabalho; quando no trabalho ficam pensando na família. Quando estão no presente, ficam ruminando o passado ou imaginando (ou pior, se preocupando) com o futuro. Nunca estão presentes por inteiros.


O que acontece é que tentam virar “multitarefas” e isso diminui drasticamente a produtividade e, por consequência, o nível de energia e de motivação para o trabalho e para a vida!


Para lidar com isso, uma das ferramentas mais incríveis que conheço é o D.O.B - DOWNLOAD OF THE BRAIN. É também uma das mais simples e fácil de ser aplicada! Talvez por isto mesmo acabam por não acreditarem em sua efetividade (eficácia e eficiência) e em seu poder transformador. Mas, TODOS que acreditam e a aplicam, desfrutam de grandes resultados e passam por um verdadeiro processo de transformação pessoal e profissional.


Ao aplicar o DOB você vai perceber como melhora sua organização, seu foco no que é importante e uma melhora significativa em sua produtividade, além é claro, de reduzir ou mesmo eliminar sua ansiedade.


Então, ficou curioso?


Vamos à atividade:


1) Pegue o formulário da ferramenta que está no final deste texto e tire umas sete cópias, uma para cada dia da semana, começando hoje!

2) Preencha o formulário, conforme se segue.

PARE TUDO o que estiver fazendo, procure um local mais tranquilo e, por uns vinte minutos mais ou menos se dedique a realizar o D.O.B.


Comece a escrever tudo o que lhe vier à cabeça de PENDÊNCIAS e coisas que tem para fazer, sejam muito importantes ou não, urgentes ou não. Se estiver ‘flutuando’ na sua cabeça, coloque nas listas. Não importando se é sobre a família, o trabalho ou pessoal. Vai preenchendo as três listas simultaneamente.

Note que não são METAS ou OBJETIVOS. São atividades do dia-a-dia, que precisam ser feitas.

Não se preocupe em ‘COMO’ vai fazer isso ou aquilo. A questão não é essa agora. A questão é tirar essas PREOCUPAÇÕES MENTAIS da sua cabeça e colocá-las no papel. Isso vai lhe dar uma grande sensação de controle e vai diminuir sua ansiedade.


Faça esta primeira parte que é escrever as pendências em 15 minutos, NÃO MAIS NEM MENOS DO QUE ISTO. Depois deste tempo, faça uma PAUSA. Deixe a folha e as ideias descansarem por mais ou menos uns 5 minutos. Saia, vá ao banheiro, vá tomar um café, olhar a lua, dar um beijo em alguém que ama. Quando voltar, complete a lista (mais ou menos por mais uns cinco minutos) com o que lembrou quando estava longe e releia toda a lista com atenção.


Agora vem uma parte importante que vai fazer a diferença:


Escolha 5 atividades – as mais importantes que tem por fazer, nas quais você irá focar sua atenção e energia (das três listas juntas e NÃO 5 de cada lista), estas são as suas PRIORIDADES TOP 5 e enumere-as de 1 a 5 – da mais importante 1, até a 5.

Organize sua agenda para o dia seguinte iniciando com as cinco prioridades que acabou de definir e, comece o dia de amanhã focado em executá-las, da prioridade número 1 à 5. Amanhã, não vá para a cama sem tê-las concluídas. Este é o seu objetivo diário.