COMO DEFINIR AS PRIORIDADES DO SEU DIA E VIVER COM MAIS FOCO E MENOS ANSIEDADE



COMO DEFINIR AS PRIORIDADES DO SEU DIA E VIVER COM MAIS FOCO E MENOS ANSIEDADE

Lápis e papel na mão!!!


Você já deve estar cansado de ouvir que para se organizar e ser mais produtivo precisa escrever uma lista de coisas a fazer diariamente e coisa e tal! Este exercício é exatamente isto, mas de uma forma um pouco diferente e você deverá PRATICÁ-LO TODOS OS DIAS para que tenha uma definição clara e consistente das suas PRIORIDADES.


Sua aplicação correta vai melhorar seus resultados, direcionar seu foco, organizar sua vida e torná-la muito mais produtiva, além é claro, reduzirá sua ansiedade. Afirmo isto com propriedade, pois a tenho aplicado nos últimos 10 anos com meus mentorandos (pessoas com as quais trabalho em minha mentoria), com grande êxito.


Essa técnica/ferramenta eu recebi do Raul Candeloro via Facebook há muitos anos e é simples, mas muito eficaz para aumentar sua produtividade, foco e diminuir sua ansiedade.


Esta ferramenta chama-se D.O.B: DOWNLOAD OF THE BRAIN (baixar ou descarregar do cérebro), é uma limpeza mental. Significa baixar todas as FLUTUAÇÕES MENTAIS que estão circulando em sua cabeça, suas preocupações de tudo que tem para fazer e que consomem suas energias e forças.


A teoria por trás deste exercício é fácil de entender: ninguém CONSEGUE ter o foco em duas coisas ao mesmo tempo! E, como sempre tem mais de uma coisa acontecendo em sua vida ao mesmo tempo, precisa criar hábitos e processos para lidar com isso de maneira mais produtiva. Ou melhor, precisa de um MÉTODO, prático, simples e que dê grandes resultados.


Então, eis o método:


Vamos fazer um D.O.B: DOWNLOAD OF THE BRAIN?


Todos têm aqueles pensamentos que ficam flutuando em suas mentes, evitando que estejam 100% presentes e engajados em qualquer atividade, porque quando estão com a família ficam pensando no trabalho; quando no trabalho ficam pensando na família. Quando estão no presente, ficam ruminando o passado ou imaginando (ou pior, se preocupando) com o futuro. Nunca estão presentes por inteiros.


O que acontece é que tentam virar “multitarefas” e isso diminui drasticamente a produtividade e, por consequência, o nível de energia e de motivação para o trabalho e para a vida!


Para lidar com isso, uma das ferramentas mais incríveis que conheço é o D.O.B - DOWNLOAD OF THE BRAIN. É também uma das mais simples e fácil de ser aplicada! Talvez por isto mesmo acabam por não acreditarem em sua efetividade (eficácia e eficiência) e em seu poder transformador. Mas, TODOS que acreditam e a aplicam, desfrutam de grandes resultados e passam por um verdadeiro processo de transformação pessoal e profissional.


Ao aplicar o DOB você vai perceber como melhora sua organização, seu foco no que é importante e uma melhora significativa em sua produtividade, além é claro, de reduzir ou mesmo eliminar sua ansiedade.


Então, ficou curioso?


Vamos à atividade:


1) Pegue o formulário da ferramenta que está no final deste texto e tire umas sete cópias, uma para cada dia da semana, começando hoje!

2) Preencha o formulário, conforme se segue.

PARE TUDO o que estiver fazendo, procure um local mais tranquilo e, por uns vinte minutos mais ou menos se dedique a realizar o D.O.B.


Comece a escrever tudo o que lhe vier à cabeça de PENDÊNCIAS e coisas que tem para fazer, sejam muito importantes ou não, urgentes ou não. Se estiver ‘flutuando’ na sua cabeça, coloque nas listas. Não importando se é sobre a família, o trabalho ou pessoal. Vai preenchendo as três listas simultaneamente.

Note que não são METAS ou OBJETIVOS. São atividades do dia-a-dia, que precisam ser feitas.

Não se preocupe em ‘COMO’ vai fazer isso ou aquilo. A questão não é essa agora. A questão é tirar essas PREOCUPAÇÕES MENTAIS da sua cabeça e colocá-las no papel. Isso vai lhe dar uma grande sensação de controle e vai diminuir sua ansiedade.


Faça esta primeira parte que é escrever as pendências em 15 minutos, NÃO MAIS NEM MENOS DO QUE ISTO. Depois deste tempo, faça uma PAUSA. Deixe a folha e as ideias descansarem por mais ou menos uns 5 minutos. Saia, vá ao banheiro, vá tomar um café, olhar a lua, dar um beijo em alguém que ama. Quando voltar, complete a lista (mais ou menos por mais uns cinco minutos) com o que lembrou quando estava longe e releia toda a lista com atenção.


Agora vem uma parte importante que vai fazer a diferença:


Escolha 5 atividades – as mais importantes que tem por fazer, nas quais você irá focar sua atenção e energia (das três listas juntas e NÃO 5 de cada lista), estas são as suas PRIORIDADES TOP 5 e enumere-as de 1 a 5 – da mais importante 1, até a 5.

Organize sua agenda para o dia seguinte iniciando com as cinco prioridades que acabou de definir e, comece o dia de amanhã focado em executá-las, da prioridade número 1 à 5. Amanhã, não vá para a cama sem tê-las concluídas. Este é o seu objetivo diário.


Quando concluir a tarefa? Risque-a no papel ou marque o símbolo de vitória, pode ser uma carinha sorrindo, um YES, um OK. Comemore, grite, dê um soco no ar! Comente com alguém que CONCLUIU mais uma atividade importante para o seu dia. E volte o foco para a próxima prioridade. Se conseguir terminar as 5 prioridades no dia, enumere mais cinco e dedique-se a resolvê-las. As demais atividades menos prioritárias que você listou, poderá ir agendando e fazendo conforme achar mais adequado, aquelas que não conseguiu cumprir no dia, você pode agendá-las para o próximo dia, mas o FOCO são as PRIORIDADES.

O simples fato de ter passado para o papel suas preocupações, deixa o seu cérebro livre destas ocupações e agora ele se ocupará apenas com as soluções possíveis e, descansado, lhe proporcionará uma noite tranquila e um sono revigorante.


DETALHES IMPORTANTES:

1 - Utilize o DOB sempre do dia anterior para o dia seguinte. Sugestão, faça-o sempre no final de cada dia para o dia seguinte!


2 - Ao iniciar o seu dia em cada manhã, você já terá uma programação do que irá fazer, de suas PRIORIDADES para aquele dia. E terá dias mais focados, mais organizados, muito mais produtivos e livres de ansiedades.


2 - Deverá repetir todo este procedimento (procurar um lugar tranquilo, preencher o formulário passando para o papel todas as coisas que tem para fazer no dia seguinte, classificar as prioridades, enumerá-las e programar o dia seguinte) por pelo menos uma semana, por isto foi solicitado tirar sete cópias do formulário, SEM CONSULTAR a lista do dia anterior, faça uma nova lista do que está FLUTUANDO EM SUA MENTE. E depois de completar todo o procedimento você poderá comparar as duas listas, a do dia anterior e a do dia e, reescreva suas prioridades, se for o caso.


Com esta ferramenta você irá aprender a definir suas PRIORIDADES, focar nos seus RESULTADOS, começar a ADMINISTRAR melhor o SEU TEMPO e, o mais importante, TER TEMPO de sobra para fazer o que você mais gosta, seu hobby, seu lazer, estar e desfrutar da companhia de sua família, o que quiser.


USE ESTA FERRAMENTA TODOS OS DIAS PARA CONSEGUIR O SUCESSO QUE DESEJA!


NÃO ACREDITE! SIMPLESMENTE, EXPERIMENTE!!!


Reflita!

Se você está com muitas pendências e atividades que nunca consegue concluir e se sente sobrecarregado o tempo todo, reflita se está conseguindo eleger o que é prioridade, se você está perdendo tempo com distrações, se você está assumindo tarefas dos outros, se você está fazendo tarefas que não agregam valor, se você está conseguindo colocar foco e energia no que faz. Caso encontre alguma dificuldade, sabe que pode contar comigo como seu Mentor, acesse: palestrantejb.com.br/mentoria e saiba como posso lhe ajudar.


Mas antes, experimente fazer o DOB por alguns dias. Esse é um exercício para eliminar suas preocupações deixando a mente limpa e o coração tranquilo!


Belíssima semana!


Prof. JB


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Prof. JB – Palestrante, Autor e Escritor, Mentor, Mentor, Coach, Consultor Organizacional, Instrutor de treinamentos, Empresário e professor de Pós-graduação/MBAs nas áreas de marketing e vendas - palestrantejb.com.br  – 31-99122-7438





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