AUTOAVALIAÇÃO! Você só melhora o que você avalia!



AUTOAVALIAÇÃO! Você só melhora o que você avalia!


Inicialmente, quero sugerir que você tenha um CADERNO DE ANOTAÇÕES, uma agenda, uma pasta no computador ou algum lugar para fazer TODAS as anotações pertinentes aos textos que estou postando diariamente, como um diário para você consultar sempre que precisar. Para ver o quanto melhorou e em que precisa melhorar ainda mais.

Sempre recomendo fazer anotações, pois os nossos pensamentos são muito caóticos, confusos, já os nossos registros são estruturados e possuem maior coerência e exigem certa organização mental quando os escrevemos. Quando pegamos a caneta e papel e fazemos anotações, nossas conclusões são muito melhores.

O simples fato de ter que pensar primeiro para escrever já facilita a internalização do conhecimento, além de fixar mais o aprendizado, gera uma sequência bastante lógica na mente e terá arquivos para consultas futuras.

Portanto, faça anotações sempre!


Agora você vai fazer uma autoavaliação, para que se conheça mais e saiba em que precisa melhorar e, a partir de agora, irá aplicá-la uma vez por semana, para analisar seus resultados e aprimorar sua performance.


O SEU DESAFIO será a cada semana ir reduzindo a quantidade de pontos que tem que melhorar. OK?


Atividade é simples:


Você vai ler cada uma das questões abaixo e do lado direito você vai marcar:

- 2 (dois) pontos para cada resposta SIM;

- 1 (um) ponto para cada resposta TALVEZ ou ÀS VEZES;

- 0 (zero) ponto para cada NÃO.


Some o total e anote no final da avaliação, juntamente com a data em que o aplicou. E a cada nova aplicação, faça os registros novamente. Claro, nem preciso lembrá-lo de ser honesto consigo mesmo. Este teste não é para mostrar para ninguém, apenas para você ter como referência o que precisa melhorar.


“O QUE VOCÊ NÃO AVALIA VOCÊ NÃO MELHORA.”- JB.



Pronto!

Você já tem seu primeiro Checklist rápido, uma autoavaliação.


Agora escolhe e foque


Dos vinte itens da autoavaliação, escolha apenas uma ou duas coisas, no máximo para focar sua atenção em melhorá-las, aquelas que maior impacto positivo produzirá em sua vida. Conhecer em que precisa melhorar é o primeiro passo de uma mudança de hábito saudável.

Anote a sua escolha logo abaixo do total de pontos no formulário (procure copiar a frase que irá focar e não copie somente o número dela simplesmente. Isto fará você gravar o que precisa melhorar) e FOCO e ENERGIA para melhorar esse ponto. Um passo de cada vez!

O quanto possível espalhe o ponto que precisa melhorar em lugares onde esteja sempre em contato visual como na mesa de trabalho, na tela do celular, na geladeira, na porta do armário, etc. Isto facilita manter o foco.

Comente com amigos e familiares o que vai melhorar, assumindo contigo e com eles que irá focar suas energias e atenção para conseguir o resultado almejado. Ao compartilhar as metas e objetivos melhora o comprometimento, mesmo que nenhum deles venha cobrá-lo. O simples fato de dividir com outrem quase o obriga a conquistá-los.


Avaliação do resultado:

- Caso o seu resultado tenha dado abaixo de 10 pontos, você está muito bem e tem poucos pontos a melhorar. Sua atenção e foco devem ser em manter esses resultados e melhorar ainda mais no item que destacou. Certamente não terá dificuldade para alcançar seus objetivos, mas com uma orientação certa poderá realizar ainda muito mais. Pense nisso!

- Caso seu resultado esteja entre 11 a 20 pontos, você está na média, mas não pode descuidar. Foco e energia no que precisa melhorar. Uma orientação adequada facilitará em muito você chegar no ponto que deseja com a realização de seus objetivos.

- Caso tenha ficado de 21 até 30 pontos, está na fase preocupante, pois há muito que fazer e é bom direcionar seus esforços e galgar passos mais firmes. Inicie focando e direcionando suas energias para melhorar o que destacou. Você deve pensar em buscar uma orientação profissional para auxiliá-lo a acelerar suas conquistas. Nesta fase fica mais difícil seguir sozinho(a).

- Agora, se seu resultado ficou entre 31 a 40 pontos, seu caso requer mais cuidado. É urgente a melhora, mas nada desesperador demais. Foco e atenção na mudança de hábito que pode causar maior impacto em sua vida e busque rápido uma orientação para não se perder diante das dificuldades e tentativas frustrantes. Sozinho(a) vai continuar batendo a cabeça e terá muito mais dificuldade de conseguir definir e realizar seus objetivos. O quanto antes procure um profissional que irá direcioná-lo(a) para o que é importante em sua vida!


“O QUE VOCÊ NÃO AVALIA VOCÊ NÃO MELHORA.”- JB.

E mãos à obra!

Esteja em PAZ!

Prof. JB




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