ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ATIVIDADES DE MARKETING: PASSO A PASSO
Por : Palestrante J.B MAXX
Um engano muito comum na área de marketing, principalmente para os leigos no assunto ou marqueteiros de primeira viagem, é pensar que basta elaborar uma propaganda e colocá-la na mídia que estará fazendo marketing.
Para desenvolver qualquer atividade dentro da área de marketing é preciso compreender e praticar os seguintes passos básicos:
Marco Zero – É a condição “sine qua non” (obrigatória) para desenvolver qualquer atividade na área de marketing => Entender e compreender a filosofia de marketing:
Os dirigentes da empresa devem ter clara e nítida a compreensão e o entendimento da filosofia de marketing. Tendo esta filosofia alinhada aos objetivos organizacionais e ter o cliente como centro das atenções, é ele quem determina o que a empresa deve produzir (co-autoria) e é para ele que a empresa produzirá.
As empresas devem se orientar para atender as necessidades dos clientes, alcançando sua satisfação, que é a condição básica da existência de marketing. Onde não há satisfação não há marketing, esse é o princípio uno.
A partir desse entendimento é que as ações de marketing logram de melhores possibilidades de êxito, pois do contrário nada de concreto será possível.
O desenho abaixo retrata a filosofia de marketing, demonstrando a sequência de passos que a compõe: ouvindo o cliente;
traduzindo o que ele diz, tendo-o como co-autor dos produtos da empresa; produzindo o produto indicado pelo cliente; disponibilizando o produto para o cliente.
ARTIGOS DE MARKETING
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PARA SER UM GRANDE PALESTRANTE.
Por: Palestrante J.B MAXX
Durante muitos anos comentei com vários amigos, colegas professores e familiares, sobre minha vontade de me tornar um grande palestrante. Muitos compartilhavam comigo e me confessavam, sempre em particular, de terem essa mesma vontade, que já se tornara um sonho. E que só não tinham se dedicado a esse sonho por falta de condições e por saber que não é tão simples assim, como a maioria pensa.
Bem, estou a quase quatro anos integralmente dedicado a isto, ou seja, em ser um grande palestrante e poder falar para milhões de pessoas. E, de cadeira, posso lhe dizer que não é fácil mesmo, parafraseando um amigo pessoal: “parece que é difícil, mas não é fácil não”.
Mas, aproveito esse espaço e vou compartilhar contigo algumas coisas que tenho aprendido e que certamente poderá lhe ser útil, uma vez que você também deseja ser um palestrante de sucesso. Algumas dicas:
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Seja muito bom em vender-se, pois vai precisar. Hoje, depois de quase quatro anos de dedicação, gasto (e certamente você tb gastará) 90% do meu tempo PROSPECTANDO, ou seja, buscando encontrar quem possa me contratar.
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Não basta ser bom. Tem que “parecer” bom, principalmente para quem o contratará. É preciso ser “percebido” como grande e experiente palestrante e transmitir confiança para ser contratado.
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Faça sua identidade visual. Transmita confiança e credibilidade através da aparência. Procure e contrate um designer para criar sua marca, sua identidade visual, bonita, simples e fácil de ser reproduzida em todas as peças gráficas que irá fazer. Esse é um serviço oferecido por excelentes profissionais no mercado a um preço bem acessível.
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Tenha um site profissional. Na maioria das vezes o site é a principal ferramenta de consulta utilizada por quem contrata palestrante. A aparência é importante, mas o mais importante é que as informações que interessam aos contratantes sejam fáceis de serem encontradas, tais como:
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Seu currículo, seus valores e missão de vida
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Seus clientes;
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Seu portfólio com conteúdos das suas palestras;
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Seus artigos e livros escritos;
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Links para as redes sociais (para tanto esteja em pelo menos duas ou três delas, atuando);
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Galeria de fotos e vídeos exclusivamente de ou sobre suas palestras;
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Sua newsletter (informativos eletrônicos divulgando seu trabalho através de informações e artigos);
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Depoimentos e declarações de clientes.
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Contatos.
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Não se esqueça que a utilização de recursos muito sofisticados tecnologicamente podem dificultar a visualização do seu site, principalmente, quando acessados pelos tablets, celulares, etc.
A sua imagem é retratada através do conteúdo que o seu site disponibiliza.
5. Produza conteúdo relevante. Escreva artigos e divulgue-os no site e nas redes sociais, direcionando os leitores para o seu site. Escreva sempre sobre os assuntos que trabalha em suas palestras e que sejam de interesse de muitos, isto ajuda a construir sua imagem de especialista, gera credibilidade e constrói sua reputação social.
6. Produza e envie a sua Newsletter. Determine uma periodicidade e habitue seus seguidores a receberem sempre nas mesmas datas informações sobre você: o que está fazendo, onde está palestrando, quem visitou, etc., claro, mas principalmente, artigos que escreve e que são relevantes para os leitores. Coloque pelo menos dois artigos e algumas poucas, mas constantes, informações sobre você. A regularidade é que cria o hábito.
7. Produza vídeos. Reforçando seus artigos e suas palestras, além de valorizar sua imagem para quem interessa. Vídeos de palestras ou produzidos para divulgação do seu trabalho. Disponibilize-os no site e como ilustração dos artigos na Newsletter. Essa ferramenta ilustra e dá credibilidade ao contratante, evitando que o mesmo tenha que vê-lo atuando para lhe contratar. A contratação desse serviço fica mais acessível se fizer uma parceria com profissionais da área para divulgá-los ou procurar os laboratórios acadêmicos das faculdades de comunicação, por exemplo. Ou mesmo, compre uma máquina fotográfica semi-profissional e faça você mesmo. O importante é não deixar de fazê-los.
8. Faça fotos profissionais. Vale a pena gastar um pouco mais e ter mais qualidade. Faça um ensaio fotográfico e tenha um book para utilizar no site, nos e-mails marketing, nas redes e nas newsletters, ou seja, em tudo que for divulgar. E lembre-se: uma lente profissional favorece a imagem que pretende transmitir. Existem vários locais que oferecem esse serviço, inclusive com atendimento domiciliar, o que facilita a troca de roupas, e local. Se possível, tire algumas fotos em locais históricos e turísticos da cidade. Isto auxilia na identificação.
9. Atue e esteja presente nas redes sociais. As redes ajudam pouco na venda efetiva de suas palestras, mas reforçam sua imagem e são comumente pesquisadas pelas empresas contratantes. É preciso tempo e dedicação para estar presente nas redes sociais, de preferência tenha alguém exclusivamente para fazer isto, se possível é claro. Mostre o que está fazendo para que todos os stakeholderes (públicos envolvidos diretamente ou não com você) saibam sobre sua atividade e sobre você.
10. Tenha uma papelaria com qualidade. Invista na qualidade de seu cartão de visita, folhetos, papéis e propostas comerciais. Principalmente nos seus e-mails marketing, na assinatura dos e-mails, etc.
11. Tenha depoimentos de clientes. Os depoimentos e declarações de qualidade reforçam a confiança e credibilidade junto ao contratante de palestras, além de valorizarem os resultados obtidos pelos clientes com o seu trabalho.
12. Provoque indicações. Quando possível, tenha os contatos dos participantes e peça indicações. Faça o mesmo com os clientes que lhe contratam. Claro, após uma avaliação e ter garantido que o mesmo tenha ficado muito satisfeito com a sua performance.
13. Tenha um endereço nobre. Essa é uma forma de mostrar-se grande diante de quem contrata palestras, principalmente se o endereço for do conhecimento de todos na cidade.
14. Explore o humor (na medida) em suas palestras, use vídeos, músicas. É mais fácil aprender se divertindo.
15. Não estranhe, mas esta dica vale OURO: CRIE UM JARGÃO para fixar na mente dos ouvintes e repita-o várias vezes durante a sua palestra. Eles irão lembrar de você sempre que ouvirem isto. A sua frase de fixação deve ser simples, fácil e curta.
16. Trabalhe o seu conteúdo para ser apresentado em uma hora.
Isto tudo, claro, será complemento do conteúdo que você oferece ao mercado. Lembre-se que o mercado compra mais show com conteúdo do que o contrário (o mercado não quer aula, mas palestrashow). Faça sua apresentação divertida e conte muitas histórias e cases.
E caia no gosto do mercado.
Prof. JB
Quer discutir algum aspecto deste artigo ou fazer um comentário, contate-me através do e-mail palestrantejbmaxx@gmail.com
Prof. J.B – Palestrante, especialista em Marketing e Vendas – vender mais é fácil; retenção de clientes; atendimento ao cliente e motivação.
Mestre e Professor de graduação e pós-graduação (MBAs) nas áreas de marketing e vendas.– WWW.JBMAXX.COM.BR - Indique para seus amigos.