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APROVEITE O DIA DAS MÃES PARA  VENDER MAIS!

Por:  Palestrante J.B MAXX





Existem duas versões sobre o surgimento do dia em que comemoramos o “Dia das Mães”: a primeira é que essa comemoração surgiu nos Estados Unidos da América em 1905, quando uma garota chamada Ana Jervis começou uma campanha, junto com suas amigas, para criar um dia que pudéssemos prestar homenagens às nossas mães. A luta de Ana e suas amigas foi tão expressiva que conseguiu muitos seguidores por todo o país, o que levou, dois anos mais tarde, o presidente dos Estados Unidos a oficializar o segundo domingo de maio como o dia dedicado a reverenciar todas as mães.


Já a outra versão relata que esta data foi como tantas outras, criada pura e simplesmente com foco comercial. Com o decorrer dos anos os dirigentes do comércio varejista perceberam que um quadrimestre depois do natal as vendas diminuíam muito e que precisavam oferecer um importante motivo para os clientes voltarem às lojas. E assim foi instaurada essa comemoração em virtude da carga emocional que a mãe representa para todos nós. E, se tornou a segunda data mais importante, lucrativa e esperada pelo comércio hoje em dia, perdendo somente para o natal em volume de vendas e faturamento.
Seguramente o “Dia das Mães” é a data com o maior e mais forte apelo emocional do nosso calendário comemorativo. Portanto vamos explorá-lo da melhor forma possível. E aí vão cinco (+ uma) dicas incríveis que vão lhe ajudar a vender mais no “Dia das Mães”:


- Conheça seu alvo. Apesar de ser chamado de “Dia das Mães”, toda a campanha deve ser direcionada para quem irá reverenciá-las com presentes: filhos, netos, noras, genros, sobrinhos, afiliados e principalmente os maridos. Estes últimos valorizam muito essa oportunidade de reconhecimento e geralmente presenteiam com um significativo presente,  mas de maior valor agregado.


Converse antes com o cliente e descubra o que quer transmitir na ocasião e qual a intensidade deste desejo, mas não se esqueça de oferecer também produtos adicionais ou complementares ao que o cliente veio comprar.


- Ofereça benefícios aos clientes que comprarem antecipadamente. Isto vai facilitar a vida dos seus clientes, ajudar na fidelização dos mesmos e contribuir sobremaneira para diluir o intenso movimento nesta data. É verdade que todos nós consumidores deixamos para comprar o presente do “Dia das Mães” nas vésperas ou mesmo na data. O que acaba sendo um grande problema para todo mundo. Com muitas pessoas comprando ao mesmo tempo ninguém ganha com isto e o mais prejudicado acaba sendo o vendedor, pois com a loja cheia e ele não consegue dar atenção para todo mundo, o que deixa seus clientes chateados, com vontade de nunca mais voltar ali. Tentando atender muitos de uma só vez o vendedor tem menos tempo para trabalhar cada venda. É o caos. Vendedor estressado, cliente insatisfeito e a loja perdendo vendas. O que tinha tudo para ser um sucesso de vendas acaba se tornando um verdadeiro desastre.


É preciso pensar na continuidade de compra de seus clientes.


- Explore a venda corporativa. É fato e notório que a maioria das empresas homenageiam suas colaboradoras “mães” nesse mês de maio. Portanto, faça parceria com essas empresas circunvizinhas oferecendo seus produtos. Pode elaborar algumas alternativas como kits personalizados, embalagens inusitadas, etc.


Outro público-alvo ainda dentro do segmento corporativo são escolas particulares e mesmo as públicas. É muito comum as escolas prestarem homenagens às mães (pois são elas suas primeiras clientes) oferecendo um mimo, um presente. Além é claro de presentear também suas funcionárias “Mães”. – Que tal ser os seus produtos esses presentes que elas oferecem?


- Faça a venda adicional ou complementar ou mesmo a venda “casada”. Ninguém compra o suficiente a menos que se tenha um esforço de venda realizado pela empresa/vendedor. Todos nós temos mais de uma mãe! Calma eu explico: para presentear. A avó, uma tia, uma amiga, uma irmã, uma sogra, etc. Portanto, ao realizar uma venda dita para a mãe, ofereça alternativas promocionais (desconto para o segundo presente, por exemplo) para as “outras mães” do seu cliente. Tente não deixar o seu cliente levar “somente o que veio buscar”, saiba quais produtos que você vende são complementares (ou adicionais) ao que ele está levando e não deixe de apresentá-los como opções e complementos. E o mais incrível, ele ficará agradecido e você vai VENDER MAIS.
E lembre-se que este é um momento em que os consumidores saem às compras com a emoção à flor da pele e com uma grande disposição para gastar mais do que o usual. Esteja preparado.


- Faça parcerias. Existem outras empresas circunvizinhas que atendem igualmente o seu cliente e que não são concorrentes. Em datas como o “Dia das Mães” os produtos dessas empresas podem agregar valor aos seus produtos, como as floriculturas, salões de beleza, estúdios de fotografias, confeitarias, etc. Pense e crie kits personalizados e surpreenda seus clientes.


- Use a criatividade. Um armarinho (essas lojinhas de bairro em que se encontra de tudo, de aviamentos, presentes à panelas de pedra) próximo à residência de minha mãe resolveu fazer um “chá das cinco” com as senhoras do bairro. Neste chá foi apresentado a ampliação do armarinho e as convidadas tiveram a oportunidade de escolher uma lista de 10 presentes que gostariam de ganhar no dia das mães. De posse desta lista o armarinho mandou uma carta para cada um dos filhos das convidadas dizendo: “Sua mãe já escolheu o que quer ganhar no “Dia das Mães”. Passe no armarinho “Da Luciana” e pegue o presente que sua mãe escolheu ou ligue que entregaremos na casa dela no domingo “Dia das Mães” com a sua mensagem”.


Além da carta, que minha mãe me entregou pessoalmente, recebi também por e-mail. E um detalhe, somos 12 filhos e cada um tem pelo menos três mães que irá presentear e todos recebemos.


E você, o que está fazendo de diferente para vender mais nesta data?


É muito importante que você saiba identificar o momento de consumo do seu cliente, que vai desde a preparação para a comemoração, passando pela festa até chegar aos presentes de domingo. Trabalhe suas estratégias de forma mais assertiva e mãos à obra, mas não se esqueça de fazer o básico (o óbvio): loja limpa, organizada e enfeitada para a época, além de funcionários bem treinados, é claro!  BOAS VENDAS!

Abraços e até o próximo artigo.

Prof. JB

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Quer  discutir  algum aspecto deste  artigo ou fazer um comentário, contate-me através do e-mail  palestrantejbmaxx@gmail.com​​

Prof. J.B – Palestrante, especialista em Marketing e Vendas – vender mais é fácil;  retenção de clientes; atendimento ao cliente e motivação.
Mestre e Professor de graduação e pós-graduação (MBAs) nas áreas de marketing e vendas.– WWW.JBMAXX.COM.BR  -  ​Indique  para  seus  amigos.

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