EM VENDAS, ATENDA UM CLIENTE POR VEZ E VENDA MAIS!

 

 Por  J.B MAXX*

 

 

Outro dia estava ministrando uma palestra para um grupo de empresárias / empreendedoras da FeiraShop em BH, quando uma participante abordou uma dificuldade muito comum entre os vendedores: quando estou atendendo um cliente sempre chegam outros no mesmo instante, o que fazer? Aproveitei essa participação e comentei este fato muito comum na vida de qualquer vendedor: parece que os clientes “combinam” de chegar todos juntos na loja. Incrível, todos juntos no mesmo instante.

 

Na tentativa de atender a todos de uma só vez, cometemos uma série de erros, perdemos o foco e não conseguimos agradar (nem atender) a ninguém, e na maioria das vezes perdemos todos os clientes, inclusive, aquele inicial que estávamos quase fechando uma compra. Não tente atender dois ou mais clientes ao mesmo tempo. Os resultados certamente não agradarão nem a você nem a eles.

 

Caso seja possível, solicite a outro vendedor (ou pessoa da empresa que esteja próximo) que atenda aos clientes que chegaram. Não sendo possível, cuide para não perder os clientes de uma só vez. Concentre-se no primeiro cliente que já iniciou o atendimento - pois como diz o ditado popular “mais vale um (cliente) na mão do que dois voando” – e dê sinais de que percebeu a presença dos demais e tão logo quanto possível irá dar atenção a eles também.

 

Durante o atendimento ao seu primeiro cliente você pode solicitar um breve instante a ele (enquanto ele olha os produtos) e ir junto aos demais clientes que estão esperando para deixá-los mais à vontade. Receba-os com um belo sorriso e converse com eles rapidamente, descobrindo o que lhes interessa.  Mesmo sabendo que eles viram que estava atendendo outro cliente, fale com eles algo do tipo: “Estou atendendo outro cliente e assim que terminar de atendê-lo volto e me dedico inteiramente a atendê-los. Por favor, fiquem à vontade olhando o que temos de novidade na loja. Obrigado.”, volte  sua atenção novamente  para o primeiro cliente pedindo-lhe desculpas pela espera e concentre-se em atendê-lo da melhor forma possível.

 

Este mesmo procedimento deve ser dado no momento em que estamos atendendo um cliente no balcão e o telefone toca. A preferência deve ser sempre do cliente que atendemos pessoalmente, uma vez que o mesmo se deslocou até a loja e, além do mais, das duas situações de venda (se é que no telefone também era um cliente querendo comprar) a que tem maior chance de conversão é a presencial, por motivos óbvios.

 

Você só consegue atender - bem - um cliente de cada vez. Evite atender o celular durante uma venda e jamais pense em atender ao telefone da empresa e deixar o cliente esperando. Se for o caso, tire-o do gancho até terminar o atendimento que começou.

 

E por fim, mas não menos importante, como esta é uma situação muito comum no mercado de porta aberta, ou seja, no varejo, procure preparar sua empresa para esse tipo de situação, treinando e simulando soluções para estas ocasiões e tenha sempre algo interessante para oferecer ao cliente que vai esperar: algo para beber, novas revistas novas, catálogos, algumas novidades, etc. E quando possível tenha uma parede espelhada, pois segundo pesquisas a maioria dos clientes gosta de se entreter diante do espelho e nem percebem a hora passar; ou lance mão de uma TV.

 

E lembre-se:  em vendas, atenda UM CLIENTE POR VEZ E VENDA MAIS!

 

 

​​​Prof. JB

 

Quer  discutir  algum aspecto deste  artigo ou fazer um comentário, contate-me através do e-mail  palestrantejbmaxx@gmail.com

*Prof. J.B  – Palestrante, autor, especialista em Marketing e Vendas – Mestre e Professor de graduação e pós-graduação (MBAs) nas áreas de marketing e vendas.–
WWW.JBMAXX.COM.BR  -  ​Indique  para  seus  amigos.

SIGA-ME AS REDES SOCIAIS

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram
  • YouTube Social  Icon

CONTRATE AS PALESTRAS DO PALESTRANTE PROF. JB

E ENCANTE SEUS CONVIDADOS !

31- 99122-7438

palestranteprofjb@gmail.com